domingo, 12 de maio de 2013

Tiramisù com Vinho do Porto

Hoje apresento-vos uma sobremesa da qual sou um fã confesso!
O Tiramisù, de origem italiana, pode ser feito a partir de um grande número de variações e não fugi à regra: decidi dar um toque bem português à sobremesa utilizando o Vinho do Porto em substituição do comum vinho Marsala (o mais utilizado nesta iguaria).

Aqui fica a receita!


Ingredientes:

- 350 ml de Natas frias;
- 250 gr. de Queijo Marcarpone;
- 1 Embalagem de Palitos La Reine;
- 2 dl de Vinho do Porto;
- 300 ml de Café Forte;
- Raspa de Chocolate q.b
- 5 Colheres de Açúcar.


Modo de Preparação:

Começamos por bater as natas, o queijo e o açúcar na velocidade mínima da batedeira durante 5 minutos. Após esse tempo aumentamos a velocidade e continuamos a bater por, pelo menos, mais 10 minutos; incorporamos o vinho do porto e uniformizamos um pouco mais o creme para que fique com uma boa consistência.
Entretanto preparamos o café forte para humedecermos os biscoitos.
Para montar o Tiramisù começamos por espalhar uma camada de creme no fundo do prato de servir; molhamos alguns biscoitos e fazemos a primeira camada com estes; continuamos com uma nova camada de creme, uma outra de biscoitos e raspamos uma quantidade generosa de chocolate em cima destes biscoitos.





Para finalizarmos e com um saco de pasteleiro e uma boquilha frisada terminamos o empratamento com mais uma camada de creme e raspa de chocolate para decorar.
Levamos ao frigorífico por, pelo menos 4 horas antes de servir.




E assim deixo-vos a sugestão para este fim-de-semana!
Não deixem de experimentar!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

1 comentário: