sábado, 18 de maio de 2013

Torta Gelada de Suspiro com Framboesas

Num dos programas de culinária que tive oportunidade de assistir esta semana fiquei com algo parecido a esta torta debaixo de olho, pelo que decidir fazer uma versão mais ao meu gosto (não só pela raspa de chocolate, como também pela introdução das framboesas).

Um pormenor interessante nesta torta, que na realidade é um gelado, é o facto de que os suspiros nunca congelam, mesmo quando passam bastante tempo no congelador. Daí que esta torta tenha duas texturas e duas temperaturas diferentes!



Ingredientes:

- 400 ml de Natas frias;
- 250 gr. de Queijo Marcarpone;
- 200 gr. de Framboesas;
- 100 gr. de Raspas de Chocolate;
- 12 Suspiros (de compra);
- 3 Colheres de Sopa de Açúcar.



Modo de Preparação:

Começamos por bater as natas durante cerca de três minutos na velocidade mínima da batedeira; após esse tempo adicionamos o açúcar e o queijo e batemos por mais 10 minutos na velocidade máxima, até que se forme um creme com alguma consistência.

Pela seguinte ordem adicionamos 75 gr. da raspa de chocolate, os suspiros partidos em pequenos pedaços e, por último as framboesas, envolvendo todos estes ingredientes uniformemente com uma vara de arames.
Forramos um tupperware rectangular (ou então uma forma de bolo inglês) com película aderente e vertemos para aí o nosso creme.




Para finalizar polvilhamos o creme com mais alguns pequenos pedaços de suspiro e a restante raspa de chocolate; tapamos com película aderente e levamos ao congelador idealmente com um dia de antecedência antes de servir.


Já na hora de servir...


Fotos por Joana e Filipe.


Sugestão: em vez do formato gelado, esta receita pode também ser feita ao estilo de uma Bavaroise. Para isso basta trocarmos o congelador pelo frigorífico e adicionarmos aos ingredientes 6 folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água quente.

Divirtam-se na cozinha!

O Chef, 
Malhadinho.

1 comentário: