sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tartes Gregas de Verão

Nesta época em que por entre exames e trabalhos o tempo para a cozinha se resume ao menor tempo possível, deixo-vos uma experiência que fiz já no passado fim-de-semana! 

O sol e o calor convidavam a uma sobremesa bastante leve e fresca, pelo que (à excepção da manteiga), esta é uma sugestão ideal para quem gosta de sobremesas saudáveis, ainda para mais com o Verão mesmo à porta.
Pena que as previsões apontem para mudanças no estado do tempo, mas isso não impede que se leve o Verão à mesa, mesmo em dias mais cinzentos!



Ingredientes:

- 500 gr. de iogurte grego;
- 1 Colher de Sopa de Mel (não muito cheia);
- Sumo de meio Limão;
- 6 Folhas de Massa Filo;
- Manteiga derretida para pincelar;
- Raspa de chocolate q.b.
- Fruta a gosto.


Modo de Preparação:

Começamos por estender a massa filo numa banca ligeiramente polvilhada com farinha. Recortamos quadrados com uma dimensão generosa, os quais pincelamos com a manteiga derretida. De seguida agrupamos os quadrados em grupos de três, sobrepostos de forma irregular.
Pincelamos pequenas formas também com manteiga derretida e moldamos aí os quadrados de massa de forma cuidada.
Levamos a forno pré-aquecido a 190ºC por cerca de 10-12 minutos (a massa deve estar crocante).


Para o recheio juntamos o iogurte grego (sabor a gosto) com o sumo de limão e o mel; uniformizamos todos os ingredientes e reservamos no frio.


Depois de retiramos os quadrados de massa do forno deixamos que arrefeçam antes de decorarmos. Aí enchemos cada um com uma boa quantidade do iogurte frio e decoramos com frutas da nossa preferência, as quais polvilhamos com chocolate raspado na hora de servir.



Um bom fim-de-semana e aproveitem o feriado! ;)

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

1 comentário:

  1. Olha elas :) apetitosas e digo-te das fotos mais bonitas do chef malhadinho ;)

    ResponderEliminar