sábado, 16 de fevereiro de 2013

Éclairs de Chocolate

Porque comprar bolos quando por vezes podemos ser nós mesmos a fazê-los em casa com os ingredientes que sempre temos mais por perto?

Esta é uma sugestão muito prática e capaz de acompanhar com toda a certeza um belo chá ao lanche em qualquer altura da semana.


Ingredientes:

Massa Choux:
- 70gr. de manteiga (mais um pouco para untar);
- 150 ml de água;
- 100 gr. de farinha de trigo;
- 2 ovos.

Recheio:
- 2 ovos;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- 2 colheres de sopa de maisena;
- 300 ml de leite;
- 0,5 colheres de chá de essência de baunilha.

Cobertura:
- 25 gr. de manteiga;
- 1 colher de sopa de leite;
- 1 colher de sopa de cacau em pó;
- 55 gr. de açúcar em pó;


Modo de Preparação: 

Aquecemos previamente o forno a 200ºC e untamos um tabuleiro com manteiga. 
Derretemos a manteiga com a água numa panela em lume brando até ferver. Aí desligamos o lume e adicionamos de imediato a farinha de trigo, batendo até a massa de descolar da panela.
Deixamos arrefecer um pouco e adicionamos os ovos separadamente, batendo sempre até obter uma massa macia e brilhante.
Colocamos a massa num saco de pasteleiro e formamos tiras (ou então pequenas bolas) sobre o tabuleiro, levando ao forno cerca de 30-35 minutos. Após esse tempo retiramos e fazemos um corte em cada éclair para que arrefeçam mais rapidamente.


Para o recheio batemos os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea, incorporamos a maisena e adicionamos o leite previamente aquecido quase até ferver. Após isso, juntamos a essência de baunilha e levamos a mistura ao lume brando até que engrosse. Desligamos o lume e deixamos arrefecer.

Para a cobertura derretemos a manteiga juntamente com o leite em lume brando e quando levantar fervura juntamos o cacau em pó, mexendo sempre. Depois disso retiramos do lume e adicionamos gradualmente o açúcar em pó até que se dissolva.



A partir desta base, as variações em termos de cremes e coberturas podem ser as mais variadas, sempre ao encontro dos gostos de cada um e da ocasião para que são confeccionados. 


O Chef,
Malhadinho!

2 comentários: