quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bolo Victoria

Esta é a primeira de muitas sugestões que certamente vou trazer, inspiradas no livro "Prazeres Divinos" da Nigella Lawson.

Apesar de ter seguido os passos desta receita através do livro, não deixei de lhe dar um toque pessoal, alterando alguns pormenores e criando uma variação minha, nomeadamente o recheio onde acrescentei as uvas (para tornar o bolo mais fresco) e reduzi às quantidades de açúcar para baixar a "doçura" deste bolo, alterando também a baunilha por sumo de limão.



Ingredientes:

Para o Bolo:

- 225 gr de manteiga, sem sal;
- 210 gr. de açúcar branco;
- 4 ovos grandes;
- 200 gr. de farinha de trigo;
- 25 gr. de Amido de Milho;
- 1 Colher de Sobremesa de Fermento;
- Sumo de 1 Limão.

Para o Recheio:

- 200 ml. de Natas frias para bater;
- Geleia de Framboesa;
- Framboesas e Uvas frescas;
- 3 Colheres de Sopa de Açúcar em Pó;
- Açúcar em pó para polvilhar.



Modo de Preparação:

Batemos a manteiga amolecida com o açúcar até conseguirmos um creme bem homogéneo. Após este primeiro passo acrescentamos o sumo de limão e os ovos, um a um alternadamente com a farinha, batendo sempre muito bem a cada adição.
Envolvemos o resto da farinha e o amido de milho.
Por fim, adicionamos o fermento e incorporamos tudo muito bem.



Pré-aquecemos o forno a 180ºC e untamos duas formas, nas quais vertemos metade da massa em cada uma delas; levamos ao forno já quente por aproximadamente 25 minutos e controlando a cozedura com um palito.


Depois de retirados do forno, deixamos que arrefeçam ainda nas formas por uns dez minutos antes de desenformarmos e deixarmos arrefecer completamente.

Passando para a montagem do bolo propriamente dita, começamos por barrar uma das metades com a geleia de framboesa e sobrepomos 3/4 das natas batidas juntamente com o açúcar em pó.
Decoramos com as framboesas e uvas cortadas em metades.





Sobrepomos a outra metade do bolo e barramos com mais alguma geleia; terminamos com uma nova camada fina de natas batidas e decoramos com mais fruta a gosto, polvilhada com o açúcar em pó.



Para além desta variação mais pessoal, o livro aconselha outras versões com mascarpone em vez de natas batidas, ou então café em vez de limão; também em relação às frutas podem perfeitamente ser alteradas conforme o gosto ou a ocasião, podendo usar-se morangos, pêssegos, alperces ou mesmo maracujá.

Espero que gostem!

O Chef,
Malhadinho.

2 comentários: