quinta-feira, 25 de julho de 2013

Omeleta de Ervas Aromáticas

A sugestão que hoje vos apresento não podia ser mais simples e rápida de confeccionar!
Quer façamos desta omeleta um prato para o almoço ou jantar, ou mesmo para os apreciadores de um pequeno-almoço "british", o sucesso está garantido pela leveza do prato, mas principalmente pela riqueza nos seus sabores.

Esta é uma sugestão que pela sua grande facilidade na preparação pode claramente ser alterada segundo o paladar de cada um de nós, consoante a disponibilidade de ervas aromáticas que eventualmente possamos ter em nossas casas.








Ingredientes (para uma omeleta):

- 4 Tomates-cereja;
- 1 Colher de Sopa de Azeite;
- 3 Ovos grandes;
- 1 Punhado de Salsa;
- 1 Punhado de Cebolinho;
- Meia Malagueta;
- Sal e Pimenta Preta q.b.


Modo de Preparação:

Levamos uma frigideira ao lume médio e aquecemos o azeite; refogamos ligeiramente os tomates cortados em quartos.


De seguida juntamos os ovos batidos, temperados com sal e pimenta e dispomos sobre a nossa omeleta as ervas aromáticas e a malagueta finamente picadas.


Agitamos ligeiramente a frigideira de forma a uniformizarmos os ovos batidos por toda a superfície quente!


E aqui está o resultado final...



Truques & Dicas: Salsa e Cebolinho ;)


"O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial. Esta subsiste tanto no Verão como no Inverno (desde que resguardada do frio ou então envasada e levada para os peitoris interiores das janelas). Uma vez florescida, dá-se a maturação das sementes e, no final, a morte da planta - por este motivo, deve-se alterar constantemente o local de cultivo da salsa.
A salsa pode ser suscetível a pragas, colocar o cebolinho ao lado desta pode ajudar na prevenção das mesmas. Gosta da companhia do espargo e do tomate."

"Na Primavera e no Verão aconselha-se a ter o cebolinho no exterior e a manifestar uma rega adequada, várias vezes e pouca quantidade (praticamente todos os dias).
No Outono, esta planta pode ser retirada da terra, envasada e colocada numa janela, para continuar a desenvolver, mesmo no Inverno. A colheita deve ser moderada, uma vez que a sua folhagem é frágil e enfraquece facilmente, não corte o superior a 1/3 das folhas.
As folhas amarelas nas plantas podem aparecer devido à falta de luz, ou somente de causa natural - a folha interna pode receber uma ou duas folhas amarelas.
Use uma tesoura para cortar as folhas do vaso, e na preparação substitua a faca pela tesoura."

Mais fácil e saboroso é difícil em tão pouco tempo - uma bela sugestão!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

4 comentários: