sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tarte de Frutos Vermelhos no Forno

Aprecio a cozinha da Nigella Lawson e a forma como esta nos traz receitas capazes de se adaptarem a qualquer situação do nosso dia-a-dia!

Num dos seus livros dedicados à cozinha no forno, Nigella apresenta-nos esta tarte de frutos vermelhos, capaz de criar água na boca apenas por ler os seus ingredientes. Depois de uns óptimos dias de férias e relaxamento, nada melhor que algo reconfortante para ajudar neste regresso à "rotina" e às lides do quotidiano!

Nesta tarte a ideia passa por conseguir uma uniformização de todos os ingredientes (depois de algumas idas ao forno da nossa tarte) e da utilização do creme fraîche, que cria um contrabalança a doçura proveniente dos frutos vermelhos!



Ingredientes:

- 1 Base de Massa Quebrada;
- 8 Gemas de Ovo Grandes;
- 125 gr. de Açúcar;
- 600 ml de Creme Fraîche;
- Raspa de 1 Limão;
- 225 gr. de Frutos Vermelhos;
- 4 Colheres de Sopa de Compota de Amora;
- 2 Colheres de Sopa de Água.



Modo de Preparação:

Pré-aquecemos o forno a 190ºC. Estendemos a massa quebrada e forramos uma tarteira, deixando cerca de 3cm a pender para fora.
Levamos ao congelar por cerca de 20 minutos, retiramos e com a ajuda de um rolo acertamos toda a extremidade. Levamos a massa ao forno (coberta com feijão seco e alumínio) por aproximadamente 20 minutos. Retiramos o feijão e o papel de alumínio e recolocamos no forno por mais 5 minutos.


Entretanto preparamos o creme. Aquecemos o creme fraîche em lume brando; à parte batemos as gemas com o açúcar até obtermos uma mistura esbranquiçada.

Adicionamos o creme quente lentamente à mistura dos ovos juntamente com a raspa fina de limão; levamos novamente ao lume brando (com bastante paciência) e mexemos sempre para que o creme engrosse sem talhar. 


Regamos a nossa tarte com este creme e levamos mais uma vez ao forno por cerca de 7 minutos. Retiramos e cobrimos uniformemente com os frutos vermelhos e recolocamos no forno por mais 5 minutos.
Depois de retirado do forno deixamos arrefecer completamente.


Para um efeito mais vidrado da fruta levamos ao lume a compota de amora com a água e mexemos até que esta mistura esteja quente; deixamos arrefecer ligeiramente e pincelamos suavemente a nossa tarte com esta espécie de xarope.





Aqui fica uma óptima sugestão que combina muito bem com imensas ocasiões!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

2 comentários: