segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bifes de Perú Recheados e Embrulhados em Presunto

À primeira vista pode parecer algo muito elaborado, mas a verdade é que esta é uma refeição que acaba por confeccionar-se rapidamente e em poucos passos! Desta forma o peru não fica seco, já que não só adquire toda a suculência do presunto, como também beneficia do creme formado pelo queijo derretido e pela salva. 

Para além disso, a junção de ervas aromáticas com o próprio presunto faz com que praticamente não precisemos de muitos mais temperos, podendo saborear cada um dos ingredientes que fazem parte deste prato.





Ingredientes (para 4 Pessoas):

- 4 Bifes de Perú (grandes);
- 8 Folhas de Salva;
- 1 Punhado de Tomilho Fresco;
- 2 Fatias de Queijo (a gosto);
- 8 Fatias de Presunto;
- Sal e Pimenta Preta q.b.

Salva e Tomilho fornecidas através da parceria entre o Chef Malhadinho e a Empresa Aromáticas Vivas.


Modo de Preparação:

Começamos por picar finamente as folhas de salva e as fatias de queijo; juntamos estes dois ingredientes, temperamos com sal e pimenta a gosto e dividimos uniformemente pelo centro dos 4 bifes de Perú.


Enrolamos cada um dos bifes sobre duas fatias de presunto e fixamos com dois palitos (ou então com um fio em cruz).


Entretanto ligamos o forno a 180ºC. Levamos uma frigideira ao lume com azeite e quando este estiver quente fritamos o peru enrolado no presunto por aproximadamente dois minutos de cada um dos lados ou até estar dourado.


Retiramos do lume e dispomos sobre um tabuleiro forrado com papel de alumínio. Colocamos alguns ramos de tomilho sobre os rolos e salpicamos com um leve fio de azeite; levamos ao forno já quente por cerca de 15 minutos. Depois de retirarmos do forno cobrimos o peru com papel de alumínio e deixamos repousar por 5 minutos antes de servir!



Truques e & Dicas: Salva e Tomilho

"A Salva prefere locais temperados e ensolarados, no entanto é bastante resistente ao frio e até a geadas. Produz folhas todo o ano.
A Salva tolera a secura, apenas necessita de regas controladas (quando o seu composto estiver bastante seco), sendo que não carece de muita água. Quando na presença de excesso de água no solo, as suas raízes tendem a apodrecer rapidamente, levando à morte súbita da planta. 
O seu cultivo na horta, juntamente com outras espécies, repele uma série de pragas, entre as quais a borboleta-branca da couve.
Necessita de ser podada periodicamente de forma a prevenir o envelhecimento precoce e estimular novos rebentos. 
As folhas da Salva devem ser colhidas logo no início da floração da planta, devendo-se fazê-lo nos horários mais frescos do dia."
"O Tomilho gosta de solos bem drenados, adaptando-se mesmo em solos muito secos. Os Invernos muito chuvosos e os terrenos encharcados podem contribuir para que apodreçam e morram precocemente. Deve evitar regar nas horas de maior calor e apenas os deve regar quando a terra dos mesmos estiver bastante seca.
Deve ser podado logo a seguir à floração, de forma a evitar que lenhifique na base, mantendo-se vigoroso e saudável por muito mais tempo. Deve podar com frequência se o crescimento for muito vigoroso."
Mais informações em www.aromaticasvivas.com



Espero que gostem e não deixem de experimentar!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

4 comentários:

  1. Adorei ,os temperos são excelentes e o aspecto uma delicia.
    Encontrei o teu blog no face atraves da Aromaticas e gostei muito.
    Passarei por cá mais vezes
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e espero continuar a agradar com os meus cozinhados! :)

      Eliminar
  2. Que optimo aspecto, também costumo fazer e realmente é simples e delicioso

    ResponderEliminar