sexta-feira, 5 de julho de 2013

Frango Assado com Salada de Ananás

A sugestão para o fim-de-semana que agora se aproxima, para além de ser bem leve e bastante saudável, traz consigo a inspiração de dois chefes de cozinha internacionais:
 Gordon Ramsay e Jamie Oliver.

O que me agrada na cozinha de cada um deles é precisamente a versatilidade com que utilizam ingredientes super simples e a forma como em poucos minutos conseguem tornar as nossas refeições deliciosas, sem nunca descurarmos a preocupação com a nossa saúde.

Assim, resolvi apresentar-vos este frango assado no forno com especiarias, acompanhado por uma salada de ananás e pepino! Convém então dizer que o frango é inspirado nas versões do Jamie Oliver, ao mesmo tempo que esta salada tem o cunho do chefe Ramsay, obviamente adaptadas segundo os meus gostos mais pessoais.



Ingredientes (para 2 Pessoas):

- 1 Frango Pequeno;
- 1 Limão;
- 1 Punhado de Ervas Aromáticas (Manjerona, Manjericão, Coentros);
- Alho moído q.b.
- 4 Folhas de Louro;
- 2 Ramos Pequenos de Rosmaninho;
- Azeite, Sal e Pimenta Preta q.b

Para a Salada de Ananás e Pepino:

- 1 Pepino Médio;
- 2 Rodelas de Ananás ao Natural;
- 1/4 de Pimento Vermelho;
- 4 Folhas de Hortelã-menta;
- Sumo de 1 Limão;
- 1 Colher de Sopa de Azeite;
- Coentros Picados q.b.


Modo de Preparação:

Comecemos por preparar o frango!
Ligamos o forno a 200ºC e colocamos também a aquecer o recipiente no qual o frango irá assar.

Em relação ao frango, depois de lavado e um pouco seco no seu interior com papel de cozinha, barramos precisamente o seu interior com sal e pincelamos bem com azeite. Seguidamente esprememos um pouco de sumo de limão também no seu interior e introduzimos os ramos de rosmaninho, as folhas de louro cortadas e meio limão.

Continuamos separando cuidadosamente a pele da carne do peito do frango, formando dois pequenos buracos que barramos com sal e uma quantidade generosa de todas as ervas aromáticas.

Nesta fase atamos muito bem o frango (tal como está visível nas imagens), pincelamos toda a sua superfície com azeite, polvilhamos com sal, alguma pimenta preta e alho moído.

Terminamos com alguns cortes nas coxas do frango para que o calor entre mais facilmente na carne.


Nota: antes de atarmos o frango esticamos o mais possível a pele do peito para que a carne exposta ao calor seja o mais reduzida possível (o que vai dar uma suculência invulgar ao peito do frango).

Pincelamos o recipiente com azeite antes de colocarmos o frango e levarmos ao forno a assar por cerca de uma hora, virando o frango cerca de 4 vezes ao longo deste tempo.


Para a Salada de Ananás e Pepino:

Começamos por cortar o pepino, o ananás e o pimento em pequenos cubinhos; envolvemos todos eles com o azeite e o sumo de limão, picamos as folhas de hortelã grosseiramente e adicionamos e terminamos polvilhando com coentros picados.


Reservamos no frio até à hora de servir!

*******

O Resultado Final...





Espero que gostem!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho ;)

1 comentário: