sábado, 24 de agosto de 2013

Charlotte de Amoras

Amoras e Chocolate

Esta é uma das minhas combinações preferidas e que bem que sabe andar pelos campos atrás de amoras selvagens! O seu sabor é sem dúvida diferente daquelas que estamos habituados a comprar nas grandes superfícies, primeiro porque estamos na época em que as amoras amadurecem por excelência, mas mais importante do que isso, porque podemos nós próprios acompanhar todo o processo desde que as colhemos até que chegam à nossa mesa.

Por isso hoje trago-vos esta Charlotte, intensa no seu sabor com o doce do chocolate a contrabalançar com o travo mais amargo das amoras selvagens!


Ingredientes | Ingredients:

- 600 gr. de Amoras;
- 9 Folhas de Gelatina Incolor;
- 2 dl. de Natas frias;
- Palitos de Champanhe q.b.
- 0,5 l de Leite;
- 150 gr. de Açúcar (+ 3 Colheres de Sopa);
- 2 Colheres de Sopa de Farinha Maizena;
- 3 Gemas;
- 1 Ovo;
- 180 gr. de Chocolate de Culinária;
- 600 gr. blackberries; 
- 9 sheets colorness gelatine; 
- 2 dl. cream; 
- Champagne toothpicks qs 
- 0.5 l milk; 
- 150 gr. Sugar (+ 3 Tbsp); 
- 2 tablespoons cornstarch; 
- 3 egg yolks; 
- 1 egg; 
- 180 gr. Chocolate;



Modo de Preparação | Preparation Method:

Demolhamos as folhas de gelatina em água fria.
Fervemos o leite. Entretanto numa tigela misturamos muito bem os 150 gr. de açúcar com a farinha; adicionamos o ovo e as gemas, mexendo muito bem com uma vara de arames entre cada adição.
Vertemos o leite muito lentamente sobre esta mistura e mexemos sempre até tudo ficar homogéneo.

Derretemos o chocolate em banho-maria e juntamos ao nosso creme. Levamos o creme a lume brando, mexendo sempre até engrossar.
Retiramos do lume e adicionamos a gelatina previamente escorrida e transformada em líquido depois de 25 segundos no microondas a 800 watts.

Deixamos este creme arrefecer completamente antes de batermos muito bem as natas e as incorporarmos no creme!


Entretanto forramos uma forma de fundo amovível com película aderente e dispomos sobre ela os palitos de champanhe na horizontal e vertical.


Vertemos sobre eles o creme frio e levamos ao frigorífico pelo menos duas/três horas até que solidifique antes de completarmos a nossa charlotte.

Para preparamos a calda de amoras, levamos a lume brando 300 gr. de amoras lavadas e bem escorridas juntamente com 3 colheres de sopa de açúcar. Mexemos lentamente até que as amoras se reduzam a puré e formem uma calda.



Deixamos a calda arrefecer antes de a vertermos na Charlotte! Por fim cobrimos toda a superfície com as restantes amoras, estas intactas e (opcionalmente) polvilhamos com uma pouco de açúcar em pó!




Acreditem que é deliciosa!
Ideal para festas e para os convívios entre família e amigos neste Verão (mas apressem-se, porque o Verão caminha para o seu final)!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho ;)

1 comentário: