sábado, 9 de março de 2013

Homemade Hamburger

Saudável!

É verdade, aqui está a prova de que um Hamburger feito em casa pode ser saudável. E esta foi a ideia que a minha namorada e eu tivemos para mais uma refeição. Em vez de optarmos pelo rápido fast-food, passo a redundância, fomos nós próprios que deitamos mãos à obra e a aposta foi igualmente saborosa!
Aqui ficam os passos!


Ingredientes (para 4/5 Hamburgers):

- 500gr. de carne de peru picada;
- Pão;
- Folhas de alface;
- 2 tomates médios;
- Molho de alho q.b.
- Queijo Cheddar; 
- 1 ovo batido;
- 6 folhas de manjericão;
- Cebolinho q.b.
- 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo;
- sal e pimenta para temperar.


Modo de Preparação:

Numa tigela misturamos a carne picada com as folhas de manjericão e o cebolinho previamente picados. Depois de amassarmos muito bem juntamos o ovo batido (o que vai tornar a mistura menos consistente); adicionamos a farinha de modo a adquirir novamente essa consistência e rectificamos com mais um pouco caso seja necessário.


Depois de formarmos os Hamburgers temperamos com um pouco de sal e pimenta e reservamos por 5 minutos. Entretanto aquecemos o grelhador com um fio muito fino de azeite, no qual os vamos grelhar de seguida.


Depois de grelhados colocamos imediatamente o queijo sobre os Hamburgers para que comece a derreter mais rapidamente. E passamos à construção:


No pão da base barramos um pouco de molho de alho sobre o qual sobrepomos a alface e o Hamburger; depois do queijo entretanto derretido colocamos o tomate e (esta opcional) podemos ainda adicionar mais uma/duas folhas de manjericão, estas inteiras. Terminamos com a segunda camada de pão e levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC por apenas 2/3 minutos, apenas para uniformizar as temperaturas.



E assim deixo a sugestão para aqueles que apreciam fast-food, mas aqui numa versão caseira e bem mais saudável!

Divirtam-se na cozinha!
O Chef,
Malhadinho.

1 comentário: