quarta-feira, 6 de março de 2013

Tarte de Mousse de Chocolate

Apresento-vos hoje uma receita que deu algum trabalho, mas que também ao mesmo tempo me deu muito gozo ao fazê-la! 
O chocolate é sem dúvida um dos ingredientes que mais utilizo nos meus doces, mas também é certo que (excepto quem não gosta) não resistimos a um bom chocolate!


Ingredientes:

Para o Bolo:

- 200gr. de açúcar;
- 190 gr. de farinha de trigo;
- 6 ovos;
- 1 colher de sobremesa de fermento.

Para a Mousse de Chocolate:

- 6 ovos;
- 100gr. de chocolate (usei Pantagruel);
- 200gr. de açúcar;
- 1 colher de sopa de manteiga.

Para decorar:

-  Morangos;
- Côco ralado;
- Folhas de hortelã-menta.

Modo de Preparação:

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Para o bolo batemos muito bem os ovos com o açúcar até obtermos uma mistura bem homogénea. Depois disso adicionamos a farinha já peneirada com o fermento.
Levamos ao forno e deixamos cozinhar por aproximadamente 45 minutos.


Quando o bolo sair do forno deixamos arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Quando frio traçamos um circulo no bolo e retiramos cerca de 1/3 da massa e aí deixamos que arrefeça completamente.


Em relação à Mousse de Chocolate o interessante é que a receita faz um quantidade maior do que aquela que necessitamos para completar o bolo, por isso na realidade estamos a fazer não uma, mas duas sobremesas!


Separamos as gemas das claras e batemos as primeiras com metade do açúcar. Enquanto isso vamos derretendo o chocolate com a manteiga em banho-maria. Quando estiver derretido juntamos à mistura dos ovos e, por último, vamos adicionar aos poucos (com uma vara de arames) as claras batidas em castelo com o restante açúcar.


Depois de todo este processo passamos à montagem!
Em primeiro lugar vamos preencher o bolo com a mousse para assim formarmos a nossa tarte, usando a imaginação e recorrendo a frutos e côco ralado para a decorar ao nosso gosto!


Depois disso colocamos a restante mousse de chocolate em pequenas taças individuais, nas quais completamos a apresentação com morangos laminados, côco ralado e folhas de hortelã-menta.


Espero que gostem!

O Chef, 
Malhadinho.

2 comentários: