domingo, 5 de maio de 2013

Mil-folhas de Morango e Limão

Porque nunca falhou ao longo de todos estes anos, neste dia da mãe não podia ter faltado um lanche diferente!
A partir do cruzamento de algumas receitas que fui pesquisando resolvi criar este folhado de morango num creme bastante simples de natas e limão. 

Esta é prova de que uma apresentação diferente dá um toque especial a receitas que já conhecemos e com as quais estamos familiarizados.
Aqui ficam os vários passos!



Ingredientes (para 5 Mil-folhas):

- 350 gr. de Massa Folhada;
- 300 ml. de Natas frias;
- 600 gr. de Morangos;
- Raspa de 1 Limão;
- 5 ml. de Essência de Baunilha;
- 80 gr. de Chocolate Branco;
- 5 Colheres de Açúcar Branco;
- Folhas de Hortelã-menta para decorar.


Modo de Preparação:

Começamos por estender a massa folhada numa superfície polvilhada com farinha e com algum açúcar. Forramos um tabuleiro que possa ir ao forno com papel vegetal e polvilhamos com mais algum açúcar. Colocamos a massa folhada, cobrimos com outra folha de papel vegetal e procedemos da mesma forma para outra série de massa folhada, terminando com papel vegetal.
Ligamos o forno a 200ºC e quando estiver quente cozinhamos a massa folhada por cerca de 25-30 minutos (convém colocar um outro tabuleiro em cima do papel vegetal para que a massa folhada cozinhe sem ganhar volume). Depois de retirarmos do forno deixamos arrefecer.

Para o recheio lavamos os morangos e cortamos em pequenos pedaços. Batemos muito bem as natas com 3 colheres de açúcar e a baunilha até que formem um creme espesso. Incorporamos os morangos e a raspa de limão com uma vara de arames e reservamos no frigorífico até à hora de servir.


Para a montagem final, cortamos a massa folhada em rectângulos (não precisam de ser uniformes), tendo em conta que são precisos 3 para cada unidade. A partir daí é só sobrepor: começamos e terminamos as camadas com massa folhada.


Para decorar cobrimos os mil-folhas com raspa abundante de chocolate branco e algumas pequenas folhas de hortelã-menta!
Servimos de imediato.



Espero que gostem e que não deixem de experimentar!
Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

2 comentários: