domingo, 30 de junho de 2013

Café Frappé de Oreo | Oreo Frappé Coffee

Esta é uma daquelas sugestões bem frescas para quem gosta de surpreender perdendo muito pouco tempo na cozinha! 

O frappé está hoje cada vez mais na moda precisamente pela frescura com que podemos apresentar bebidas que, normalmente, costumamos apreciar quentes e de uma forma bastante simples.
Nesta variação escolhi juntar as Oreo, das quais sou um confesso fã, e o resultado foi bastante inspirador para novas experiências com outros sabores e ingredientes.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bolo Victoria

Esta é a primeira de muitas sugestões que certamente vou trazer, inspiradas no livro "Prazeres Divinos" da Nigella Lawson.

Apesar de ter seguido os passos desta receita através do livro, não deixei de lhe dar um toque pessoal, alterando alguns pormenores e criando uma variação minha, nomeadamente o recheio onde acrescentei as uvas (para tornar o bolo mais fresco) e reduzi às quantidades de açúcar para baixar a "doçura" deste bolo, alterando também a baunilha por sumo de limão.



Ingredientes:

Para o Bolo:

- 225 gr de manteiga, sem sal;
- 210 gr. de açúcar branco;
- 4 ovos grandes;
- 200 gr. de farinha de trigo;
- 25 gr. de Amido de Milho;
- 1 Colher de Sobremesa de Fermento;
- Sumo de 1 Limão.

Para o Recheio:

- 200 ml. de Natas frias para bater;
- Geleia de Framboesa;
- Framboesas e Uvas frescas;
- 3 Colheres de Sopa de Açúcar em Pó;
- Açúcar em pó para polvilhar.



Modo de Preparação:

Batemos a manteiga amolecida com o açúcar até conseguirmos um creme bem homogéneo. Após este primeiro passo acrescentamos o sumo de limão e os ovos, um a um alternadamente com a farinha, batendo sempre muito bem a cada adição.
Envolvemos o resto da farinha e o amido de milho.
Por fim, adicionamos o fermento e incorporamos tudo muito bem.



Pré-aquecemos o forno a 180ºC e untamos duas formas, nas quais vertemos metade da massa em cada uma delas; levamos ao forno já quente por aproximadamente 25 minutos e controlando a cozedura com um palito.


Depois de retirados do forno, deixamos que arrefeçam ainda nas formas por uns dez minutos antes de desenformarmos e deixarmos arrefecer completamente.

Passando para a montagem do bolo propriamente dita, começamos por barrar uma das metades com a geleia de framboesa e sobrepomos 3/4 das natas batidas juntamente com o açúcar em pó.
Decoramos com as framboesas e uvas cortadas em metades.





Sobrepomos a outra metade do bolo e barramos com mais alguma geleia; terminamos com uma nova camada fina de natas batidas e decoramos com mais fruta a gosto, polvilhada com o açúcar em pó.



Para além desta variação mais pessoal, o livro aconselha outras versões com mascarpone em vez de natas batidas, ou então café em vez de limão; também em relação às frutas podem perfeitamente ser alteradas conforme o gosto ou a ocasião, podendo usar-se morangos, pêssegos, alperces ou mesmo maracujá.

Espero que gostem!

O Chef,
Malhadinho.

sábado, 22 de junho de 2013

Granizado de Uva e Mel

Por entre livros e estudo, o tempo a dedicar ao blog resumiu-se ao mínimo durante esta semana.
No entanto, não deixei de registar algumas das sugestões que preparei ao longo desta semana, sugestões essas que vos vou apresentar ao longo deste fim-de-semana!


Assim, aqui fica a primeira de todas, esta acabadinha de fazer ao lanche!





 Ingredientes:

- 2 Cachos de Uvas;
- 1 Colher de Sopa de Mel;
- Gelo em abundância.


Modo de Preparação:

Numa liquidificadora ou num robot de cozinha começamos por triturar as uvas sem o pé de forma a retirarmos apenas o seu sumo (sem polpa); adicionamos o mel mexendo muito bem e reservamos.

Trituramos também o gelo até que fique granizado e preenchemos as taças de servir.


 Distribuímos uniformemente o sumo de uva por cada uma das taças com gelo e terminamos com mais algum gelo granizado!




Deve servir-se de imediato! ;)

As sugestões não ficam por aqui...

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

sábado, 15 de junho de 2013

Novilho no Wok com Molho Tikka Masala

Para este fim de semana sugiro-vos um prato bem nutritivo e que nos leva até aos sabores asiáticos. Ao folhear a última Dica da Semana encontrei vários produtos da cozinha desse continente e não resisti a reavivar os aromas e os temperos que experimentei o ano passado quando visitei a Turquia!

Assim, este é um prato que funciona muito bem quer com novilho, ou então com carne de porco, já que este molho Tikka Masala dá à refeição um toque ligeiramente picante, mas que se dilui facilmente na suculência dos legumes.


Ingredientes:

- 700 gr. de Carne de Novilho;
- 1 Cebola;
- 150 gr. de Rebentos de Feijão;
- 2 Alhos Franceses;
- Sal e Pimenta q.b;
- Molho Tikka Masala a gosto;
- 1 Colher de Sopa de Azeite.




Modo de Preparação:

Levamos o Wok ao lume com azeite e refogamos a cebola e o alho francês cortamos em meias-luas; adicionamos os rebentos de feijão e mexemos até uniformizar.


Adicionamos a carne, temperamos com sal e pimenta e deixamos cozinhar por 5 minutos em fogo alto, mexendo sempre.


Apenas quando a carne estiver corada é que juntamos o molho Tikka Masala de forma a que todos os ingredientes sejam envolvidos nele; deixamos cozinhar por mais aproximadamente 10-12 minutos (até que o molho borbulhe bastante no wok).


E está pronto um prato principal que pode perfeitamente ser acompanhado com noddles ou então um arroz Basmati bem solto! ;)



Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tartes Gregas de Verão

Nesta época em que por entre exames e trabalhos o tempo para a cozinha se resume ao menor tempo possível, deixo-vos uma experiência que fiz já no passado fim-de-semana! 

O sol e o calor convidavam a uma sobremesa bastante leve e fresca, pelo que (à excepção da manteiga), esta é uma sugestão ideal para quem gosta de sobremesas saudáveis, ainda para mais com o Verão mesmo à porta.
Pena que as previsões apontem para mudanças no estado do tempo, mas isso não impede que se leve o Verão à mesa, mesmo em dias mais cinzentos!



Ingredientes:

- 500 gr. de iogurte grego;
- 1 Colher de Sopa de Mel (não muito cheia);
- Sumo de meio Limão;
- 6 Folhas de Massa Filo;
- Manteiga derretida para pincelar;
- Raspa de chocolate q.b.
- Fruta a gosto.


Modo de Preparação:

Começamos por estender a massa filo numa banca ligeiramente polvilhada com farinha. Recortamos quadrados com uma dimensão generosa, os quais pincelamos com a manteiga derretida. De seguida agrupamos os quadrados em grupos de três, sobrepostos de forma irregular.
Pincelamos pequenas formas também com manteiga derretida e moldamos aí os quadrados de massa de forma cuidada.
Levamos a forno pré-aquecido a 190ºC por cerca de 10-12 minutos (a massa deve estar crocante).


Para o recheio juntamos o iogurte grego (sabor a gosto) com o sumo de limão e o mel; uniformizamos todos os ingredientes e reservamos no frio.


Depois de retiramos os quadrados de massa do forno deixamos que arrefeçam antes de decorarmos. Aí enchemos cada um com uma boa quantidade do iogurte frio e decoramos com frutas da nossa preferência, as quais polvilhamos com chocolate raspado na hora de servir.



Um bom fim-de-semana e aproveitem o feriado! ;)

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.