quinta-feira, 30 de maio de 2013

Torta de Mascarpone com Morangos

O fim-de-semana está aí à porta e os especialistas trazem-nos previsões de bom tempo e calor para todo o país - é sem dúvida de aproveitar (dizem também que vem por aí o Verão mais frio dos últimos cem anos). Daí nada melhor que um bom lanche com belo refresco e esta torta não poderia ser um complemento melhor.
Uma massa leve e uma recheio fresco e saboroso!

Confiram os passos!


Ingredientes:

Para a Massa:

- 3 Ovos;
- 80 gr. de Açúcar;
- 1 Vagem de Baunilha;
- 1 Colher de Sopa de Água Morna;
- 80 gr. de Farinha.
Para o Recheio:

- 250 gr. de Morangos;
- 3 Colheres de Açúcar;
- 250 gr. de Queijo Mascarpone;
- Sumo de Meia Laranja;
- 2 Colheres de Sopa de Açúcar em Pó.


Modo de Preparação:

Começamos por lavar e cortar os morangos em pequenos pedaços que trituramos juntamente com o açúcar até formarmos uma espécie de calda. Reservamos.


Para a massa pré-aquecemos o forno a 200ºC. Numa tigela batemos os ovos, o açúcar e as sementes de baunilha até obtermos uma mistura bastante espumosa e mais esbranquiçada. Após isso juntamos a água morna e a farinha em movimentos lentos, sempre junto às paredes da tigela para que a mistura não perca muito ar; envolvemos tudo muito bem lentamente com uma vara de arames.
Forramos um tabuleiro 30cm*23cm com papel vegetal, manteiga e farinha; vertemos a massa e levamos ao forno por aproximadamente 15 minutos.


Depois de retirarmos do forno polvilhamos a massa com açúcar a gosto e deixamos arrefecer por dez minutos antes de retirarmos o papel vegetal e deixarmos arrefecer por completo.
Entretanto preparamos o creme de queijo: batemos o Mascarpone juntamente com o açúcar em pó e o sumo de laranja até uniformizarmos todos os ingredientes.

Para a montagem da torta começamos por barrar o creme de queijo; depois escorremos ligeiramente a polpa de morangos e dispomos por toda a massa antes de enrolarmos a torta.



Depois de enrolada a torta com cuidado preenchemos as extremidades com mais algum do creme de queijo e decoramos com morangos a gosto e açúcar em pó.





Uma sugestão bastante fresca para os dias de calor que (se espera) que venham para ficar!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

domingo, 26 de maio de 2013

Gelado de Café em Bola de Chocolate

A sugestão que hoje vos apresento é inspirada numa das enumeras receitas a que tenho assistido por parte da já conhecida Lorraine Pascale. Depois dos seus programas me terem sido "apresentados" pela minha namorada, confesso que me tenho tornado um fã dos seus cozinhados!

Assim, resolvi seguir a sua ideia baseada nesta bola de torta e gelado, dando um toque mais pessoal com a escolha dos ingredientes. 
Uma receita que não podia ser mais rápida e fácil de preparar!


Ingredientes:

- 2 Tortas de Chocolate;
- 800 gr. de Gelado de Café;
- 1 dl. de Cognac.



Modo de Preparação:

Começamos por cortar as tortas em fatias com cerca de 1 centímetro de espessura. Para a montagem final forramos uma tigela de vidro com película aderente e forramos também com as fatias de torta alinhadas no mesmo sentido. Com as sobras de torta cortamos pequenos pedaços para taparmos alguns dos pequenos furos que eventualmente encontremos entre as fatias.


Depois disto, pincelamos os pedaços de torta com o cognac e completamos com o enchimento do gelado de café (convém que o retiremos do congelador 5 minutos antes para um melhor manuseamento).


Para finalizar tapamos a tigelas também com película aderente e levamos algumas horas ao congelador para que a temperatura de todos os ingredientes uniformizem.




O resto de um bom fim-de-semana e não deixem de experimentar!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Almôndegas com Mozzarella em Molho de Tomate

Hoje trago-vos uma dica rápida para estes dias de calor que nos fazem estar mais tempo fora de casa do que dentro dela. 
Assim, nada melhor do que um almoço bem condimentado para recarregar baterias para o resto do dia que temos pela frente, sem grandes preocupações com os tachos - basta colocar no forno e esperar pelo resultado final!

Confiram aqui a receita!


Ingredientes:

- 12 Almôndegas (de porco ou de peru);
- 200 ml de Molho de Tomate;
- 10 Tomates-cereja;
- 200 gr. de Queijo Mozzarella;
- 4 Fatias de Fiambre;
Massa a gosto para acompanhar;
Oregãos q.b.
Sal e pimenta q.b.


Modo de Preparação:

Numa travessa capaz de ir ao forno colocamos o molho de tomate e dispomos as almôndegas polvilhadas com um pouco de oregãos. Temperamos com uma pitada de sal e pimenta e juntamos os tomates-cereja partidos em metades uniformemente pela travessa.
Finalizamos com o fiambre desfiado em pequenos pedaços e cobrimos tudo com o queijo mozzarella ralado.


Levamos ao forno quente ligado a 190ºC por cerca de 40 minutos.

Para o acompanhamento preparamos separadamente um pouco de massa (para este prato optamos por Conchiglie) que escorremos depois de cozida e envolvemos no molho das almôndegas, polvilhando no final com um pouco mais de oregãos para libertar o aroma de todos os alimentos.


Fotos por Joana e Filipe.

Uma alternativa deliciosa para os amantes de almôndegas!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

sábado, 18 de maio de 2013

Torta Gelada de Suspiro com Framboesas

Num dos programas de culinária que tive oportunidade de assistir esta semana fiquei com algo parecido a esta torta debaixo de olho, pelo que decidir fazer uma versão mais ao meu gosto (não só pela raspa de chocolate, como também pela introdução das framboesas).

Um pormenor interessante nesta torta, que na realidade é um gelado, é o facto de que os suspiros nunca congelam, mesmo quando passam bastante tempo no congelador. Daí que esta torta tenha duas texturas e duas temperaturas diferentes!



Ingredientes:

- 400 ml de Natas frias;
- 250 gr. de Queijo Marcarpone;
- 200 gr. de Framboesas;
- 100 gr. de Raspas de Chocolate;
- 12 Suspiros (de compra);
- 3 Colheres de Sopa de Açúcar.



Modo de Preparação:

Começamos por bater as natas durante cerca de três minutos na velocidade mínima da batedeira; após esse tempo adicionamos o açúcar e o queijo e batemos por mais 10 minutos na velocidade máxima, até que se forme um creme com alguma consistência.

Pela seguinte ordem adicionamos 75 gr. da raspa de chocolate, os suspiros partidos em pequenos pedaços e, por último as framboesas, envolvendo todos estes ingredientes uniformemente com uma vara de arames.
Forramos um tupperware rectangular (ou então uma forma de bolo inglês) com película aderente e vertemos para aí o nosso creme.




Para finalizar polvilhamos o creme com mais alguns pequenos pedaços de suspiro e a restante raspa de chocolate; tapamos com película aderente e levamos ao congelador idealmente com um dia de antecedência antes de servir.


Já na hora de servir...


Fotos por Joana e Filipe.


Sugestão: em vez do formato gelado, esta receita pode também ser feita ao estilo de uma Bavaroise. Para isso basta trocarmos o congelador pelo frigorífico e adicionarmos aos ingredientes 6 folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água quente.

Divirtam-se na cozinha!

O Chef, 
Malhadinho.

domingo, 12 de maio de 2013

Tiramisù com Vinho do Porto

Hoje apresento-vos uma sobremesa da qual sou um fã confesso!
O Tiramisù, de origem italiana, pode ser feito a partir de um grande número de variações e não fugi à regra: decidi dar um toque bem português à sobremesa utilizando o Vinho do Porto em substituição do comum vinho Marsala (o mais utilizado nesta iguaria).

Aqui fica a receita!


Ingredientes:

- 350 ml de Natas frias;
- 250 gr. de Queijo Marcarpone;
- 1 Embalagem de Palitos La Reine;
- 2 dl de Vinho do Porto;
- 300 ml de Café Forte;
- Raspa de Chocolate q.b
- 5 Colheres de Açúcar.


Modo de Preparação:

Começamos por bater as natas, o queijo e o açúcar na velocidade mínima da batedeira durante 5 minutos. Após esse tempo aumentamos a velocidade e continuamos a bater por, pelo menos, mais 10 minutos; incorporamos o vinho do porto e uniformizamos um pouco mais o creme para que fique com uma boa consistência.
Entretanto preparamos o café forte para humedecermos os biscoitos.
Para montar o Tiramisù começamos por espalhar uma camada de creme no fundo do prato de servir; molhamos alguns biscoitos e fazemos a primeira camada com estes; continuamos com uma nova camada de creme, uma outra de biscoitos e raspamos uma quantidade generosa de chocolate em cima destes biscoitos.





Para finalizarmos e com um saco de pasteleiro e uma boquilha frisada terminamos o empratamento com mais uma camada de creme e raspa de chocolate para decorar.
Levamos ao frigorífico por, pelo menos 4 horas antes de servir.




E assim deixo-vos a sugestão para este fim-de-semana!
Não deixem de experimentar!

Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

domingo, 5 de maio de 2013

Mil-folhas de Morango e Limão

Porque nunca falhou ao longo de todos estes anos, neste dia da mãe não podia ter faltado um lanche diferente!
A partir do cruzamento de algumas receitas que fui pesquisando resolvi criar este folhado de morango num creme bastante simples de natas e limão. 

Esta é prova de que uma apresentação diferente dá um toque especial a receitas que já conhecemos e com as quais estamos familiarizados.
Aqui ficam os vários passos!



Ingredientes (para 5 Mil-folhas):

- 350 gr. de Massa Folhada;
- 300 ml. de Natas frias;
- 600 gr. de Morangos;
- Raspa de 1 Limão;
- 5 ml. de Essência de Baunilha;
- 80 gr. de Chocolate Branco;
- 5 Colheres de Açúcar Branco;
- Folhas de Hortelã-menta para decorar.


Modo de Preparação:

Começamos por estender a massa folhada numa superfície polvilhada com farinha e com algum açúcar. Forramos um tabuleiro que possa ir ao forno com papel vegetal e polvilhamos com mais algum açúcar. Colocamos a massa folhada, cobrimos com outra folha de papel vegetal e procedemos da mesma forma para outra série de massa folhada, terminando com papel vegetal.
Ligamos o forno a 200ºC e quando estiver quente cozinhamos a massa folhada por cerca de 25-30 minutos (convém colocar um outro tabuleiro em cima do papel vegetal para que a massa folhada cozinhe sem ganhar volume). Depois de retirarmos do forno deixamos arrefecer.

Para o recheio lavamos os morangos e cortamos em pequenos pedaços. Batemos muito bem as natas com 3 colheres de açúcar e a baunilha até que formem um creme espesso. Incorporamos os morangos e a raspa de limão com uma vara de arames e reservamos no frigorífico até à hora de servir.


Para a montagem final, cortamos a massa folhada em rectângulos (não precisam de ser uniformes), tendo em conta que são precisos 3 para cada unidade. A partir daí é só sobrepor: começamos e terminamos as camadas com massa folhada.


Para decorar cobrimos os mil-folhas com raspa abundante de chocolate branco e algumas pequenas folhas de hortelã-menta!
Servimos de imediato.



Espero que gostem e que não deixem de experimentar!
Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Esparguete com Delícias do Mar

Manjericão, Tomate-cereja e Mozzarella... 
O que fazer com os ingredientes que sobraram ao confeccionar a Pizza que já vos apresentei há dias?

Esta é a sugestão para um jantar rápido, fresco e nutritivo! E um pormenor importante: com um custo médio de 1€ por pessoa! ;)




Ingredientes (para 4 pessoas):

- 400 gr. de Esparguete;
- 1 Saqueta de Delícias do Mar;
- 12 Tomates-cereja;
- 10 Folhas de Manjericão;
- 100 gr. de Queijo Mozzarella;
- 2 Dentes de Alho;
- Sumo de meio Limão;
- 2 Colheres de Sopa de Azeite.






Modo de Preparação:

Começamos por começar a cozinhar o esparguete em água abundante temperada com sal.
Quando estivermos a meio do tempo de cozedura da massa, colocamos um tacho no lume com o azeite e aquecemos. Refogamos o alho finamente picado e adicionamos as folhas de manjericão cortadas em metades.
Deixamos refogar por cerca de dois minutos e adicionamos os tomates-cereja partidos em metades, deixando cozinhar por um pouco. Por último, juntamos as delícias do mar cortadas em pequenos cubos e temperadas com o sumo de limão; vamos cozinhando até que a cozedura esteja homogénea.


Entretanto o esparguete fica pronto e depois de o escorrermos ligeiramente vamos incorpora-lo nos tacho, mexendo para misturar todos os nossos ingredientes.
Finalizamos com mais algumas folhas de manjericão fresco e espalhamos uniformemente o queijo por cima da massa.


Fotos por Joana.


Servimos de imediato!


Divirtam-se na cozinha!

O Chef,
Malhadinho.